BIOGRAFIA
ITÁLIA
BIOGRAFIA
Músico de destaque no panorama pianístico italiano, Riccardo Risaliti tem desenvolvido, ao longo de muitos anos, um trabalho contínuo enquanto intérprete, pedagogo, estudioso da interpretação e da história do piano, crítico e organizador musical.
Natural da Toscânia, concluiu os seus estudos no Conservatório de Florença, sob a orientação de Paolo Rio Nardi (discípulo de Ernesto Consolo e Ferruccio Busoni) e Luigi Dallapiccola. Prosseguiu a sua formação em cursos ministrados por distintos mestres, entre os quais Nikita Magaloff, Carlo Zecchi e Sergio Lorenzi.
A sua vasta carreira musical teve início no próprio Conservatório florentino, no Teatro Comunale de Florença – onde se apresentou com a Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino – e na Accademia Chigiana de Siena. Iniciou a atividade concertística após obter diversos prémios internacionais (entre os quais o Concurso “Viotti” de Vercelli e o Concurso “Pozzoli” de Seregno). Apresentou-se em inúmeras salas europeias (La Scala, em Milão; Teatro La Fenice, em Veneza; Teatro Regio, em Parma; Festival de Brescia e Bergamo; Victoria Hall, em Genebra, entre outras), realizando digressões com um repertório amplo e distintivo, que incluiu também música de câmara ao lado de conceituados instrumentistas, cantores e agrupamentos.
Estreou obras de compositores contemporâneos e realizou gravações, tanto a solo como em formações camerísticas.
A sua paixão pelo piano conduziu-o a um aprofundado estudo da sua história, literatura e práticas interpretativas. Crítico musical e jornalista ativo, colaborou com jornais e revistas especializadas, e preparou edições de obras pianísticas para as editoras Ricordi, Curci e Carisch.
Foi professor no Conservatório de Pesaro e, durante três décadas, no Conservatório “G. Verdi” de Milão. Desde a sua fundação, integra igualmente o corpo docente da Accademia Pianistica Internazionale de Imola. Ministrou cursos e seminários de interpretação, entre outros, na Sommerakademie do Mozarteum de Salzburgo, no Festival delle Nazioni de Città di Castello (Perugia), em Villa Ca’ Zenobio em Treviso e em numerosos conservatórios italianos.
Numerosos alunos da sua escola, muitas vezes vencedores de importantes concursos, têm vindo a afirmar-se com sucesso enquanto intérpretes e professores.
É frequentemente convidado a integrar júris de concursos internacionais de piano e comissões de avaliação em universidades musicais europeias. Exerceu ainda funções de diretor artístico em vários concursos internacionais e de organizador de temporadas de concertos.
