BIOGRAFIA
PAÍSES BAIXOS
BIOGRAFIA
Natural de Moscovo, Michail Markov iniciou os estudos de piano aos sete anos de idade. Três anos depois, realizou o seu primeiro concerto a solo na cidade natal, acompanhado por orquestra na Sala de Concertos do Conservatório Tchaikovsky, onde viria a prosseguir a sua formação musical com o Professor Victor Merzjanov. Em 1975, graduou-se com distinção no Conservatório, tendo recebido uma menção honrosa nas vertentes de piano de concerto e de câmara, acompanhamento e docência.
Nos seguintes anos, Michail Markov apresentou-se com êxito nos países de Leste do antigo bloco soviético. No período imediatamente anterior à sua partida da Rússia, exerceu as funções de subdiretor e professor de piano na prestigiada Escola de Música Gnessin de Moscovo, dedicada a crianças com talento musical. Desde 1991 o pianista reside nos Países Baixos, onde tem mantido a sua bem-sucedida dupla vertente de pedagogo e intérprete. M. Markov realizou gravações discográficas em França e na Alemanha, dedicadas a obras de D. Shostakovitch, Y. Galperine, R. Shchedrin e outros compositores. A partir de meados da década de noventa, passou a exercer funções como professor do departamento de piano do Conservatório de Enschede, nos Países Baixos. É igualmente cofundador do Departamento Jovens Talentos de Piano desta instituição.
Markov tem sido convidado para ministrar Master Classes em numerosos Festivais de Música Internacional e Escolas de Verão nos Países Baixos, Estados Unidos, México, Áustria, Grécia, Itália, Polónia e Ucrânia. Tem igualmente integrado júris de diversos concursos de piano, nacionais e internacionais, nos Países Baixos, Alemanha, Bélgica, Itália, Noruega, Croácia, Sérvia, Polónia, Indonésia e outros países.
Em 2022, foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem de Orange-Nassau, em reconhecimento pelos seus serviços como iniciador e diretor artístico do ‘International Piano Competition for Young Musicians’ em Enschede, nos Países Baixos.
